Fundamentos da Contabilidade de Custos

Fundamentos da Contabilidade de Custos
Terminologias

Gastos

Gastos são todas as ocorrências de pagamentos ou recebimentos de ativos, custos ou despesas. Significa receber os serviços e produtos para consumo para todo o processo operacional, bem como os pagamentos efetuados e recebimentos de ativos. Como se pode verificar, gastos são ocorrências de grande abrangência e generalização.

Investimentos

São os gastos efetuados em ativo ou despesas e custos que serão imobilizados ou diferidos. São gastos ativados em função de sua vida útil ou benefícios futuros.

Custos


São os gastos, não investimentos, necessários para fabricar os produtos da empresa. São os gastos efetuados pela empresa que farão nascer os seus produtos.

Despesas

São gastos necessários para vender e enviar os produtos. De modo geral, são os gastos ligados às áreas administrativas e comerciais.

Perdas

São fatos ocorridos em situações excepcionais que fogem à normalidade das operações da empresa. São considerados não operacionais e não fazem parte dos custos de produção dos produtos.


Classificação de custos:

Custos diretos

São os custos que podem ser fisicamente identificados para um segmento particular sob consideração. Assim se o que está sob consideração e uma linha de produtos , então os materiais e a mão-de-obra envolvidos em sua manufatura seriam ambos custos diretos.

Custos Indiretos

São os gastos industriais que não podem ser alocados de forma direta ou objetiva aos produtos ou a outro segmento ou atividade operacional, e caso sejam atribuídos aos produtos, serviços ou departamentos, será através de critérios de distribuição ou alocação.

Custos Fixos

Os custos fixos são os custos que tendem a manter-se constantes nas alterações das atividades operacionais. Podem variar conforme o volume de produção.

Custos Variáveis

São assim chamados os custos e despesas cujo montante em unidades monetárias variam na proporção direta das variações do nível de atividade.


Custos de Oportunidade

Pode ser definido como o benefício potencial que é perdido ou sacrificado quando a escolha de um curso de ação faz isso necessário para adotar um curso de ação competitivo.


Fonte Bibliográfica: Padoveze, Clóvis Luís - Contabilidade gerencial: um enfoque em sistema de informação contábil / Clóvis Luiz Padoveze – São Paulo : Atlas, 1997.