Artigo: A gestão de custos na tomada decisão.

Artigo: A gestão de custos na tomada decisão.

Ser gestor envolve entender de muitas variáveis com marketing, gerenciamento e liderança, economia, sistemas e métodos, finanças e custo.
Em qualquer planejamento feito pelo gestor independente da área que atua conhecer de custos, deixa de ser fundamental e passa a ser obrigatório.
Em todas as empresas desde as informais, micro, pequenas e as grandes multinacionais os custos estão envolvidos em todos os seus processos sejam de produção, comercial ou administrativo.
E importante ressaltar alguns conceitos básicos de custos:
Gasto: sacrifício financeiro com que a entidade arca para obtenção de um produto, sou serviço qualquer, seja para o uso ou consumo.
Custo: compreende a soma dos gastos com bens e serviços, aplicados ou consumidos na produção de outros bens ou serviços.
Despesa: compreende os gastos decorrentes do consumo de bens e da utilização de serviços das áreas administrativas, comercial e financeira, que direta ou indiretamente visa a obtenção de receitas.
Perda: Bens ou serviços consumidos de forma anormal ou involuntária. Não pode ser confundida com despesas e nem com custo, exatamente pela sua caracterização de anormalidade e involuntariedade.
Desembolso: Pagamento resultante da aquisição de bens ou serviços, podendo ocorrer antes, durante ou após a ocorrência do fato.
Investimento: Compreende geralmente os gastos com aquisição de bens de uso da empresa (ativo), ou ainda, aumento de sua vida útil.
E importante dizer também sobre os conceitos de custos:
Custo de oportunidade: que é o valor do beneficio que se deixa de ganhar quando no processo decisório se toma um caminho em detrimento de outro, ou seja, os benefícios da alternativa rejeitada serão os custos de oportunidade da alternativa selecionada.
Custos primários: que é a soma da mão-de-obra direta e material direto utilizado no processo de produção.
Custos de transformação: é o custo de transformação de material em produtos. E a soma de mão-de-obra indireta e custos indiretos de fabricação.
Custos rateados: são sempre custos =, indiretos, pois o rateio é realizado mediante o emprego de critérios e taxas, que resultam na divisão proporcional de um montante global muito usado nas empresas nos dias de hoje.
Para um melhor entendimento dos custos, temos que falar no Ponto de equilíbrio que é o valor ou quantidade que a empresa precisa vender para cobri o custo das mercadorias vendidas, as despesas variáveis, e as despesas fixas. No PE a empresas não tem lucro nem prejuízo.
A também a margem de contribuição que e quando cada serviço ou produto vendido contribui para pagar as despesas fixas mensais e quanto contribui para formar o lucro.
Entendo os conceitos citados acima, conseguimos visualizar a importância de uma boa gestão de custos.
A política de custos e definida pela empresa, pois ela tem seu melhor entendimento, em quais contas alocar seus custos de seus produtos e serviços.
E importante separar os custos de cada produto, isto nos da uma maior precisão na hora de calcular o preço de venda. Temos que saber todos os custos incorridos nos produtos ou serviços. Neste ponto entra a informação, ou seja, uma boa comunicação de quem faz a gestão de custos com as áreas de estratégias e planejamento da empresa.

Sobre a formação do preço de venda Gustavo de Melo, nos da uma boa contribuição dizendo: em economia sujeita a inflação, a venda a preço superior aos custos de aquisição e/ ou fabricação pode determinar a ilusão montaria de lucro; na formação do preço, como se deve partir de considerações de custo, devem ser tomadas precauções especiais visando á atualização dos custos de compras e/ ou produção.

Diante do dinamismo atual do mercado, é importante para um negócio ou empresa desenvolver e sustentar uma vantagem competitiva, em cima de uma boa gestão de custos, que e onde ela vai ter uma maior visibilidade de suas necessidades financeiras para montar suas estratégias de seus serviços e de sua produção, visando assim uma maximização de seus lucros. .

Autor: Aderval Alves Luiz
Centro Universitário Una
Belo Horizonte - MG